1. hostname: comando utilizado para alterar o nome do dispositivo, que por padrão é definido como switch. Ex:
switch# configure terminal2. ip domain-name: domain-name é uma das palavras-chave disponíveis para o comando ip, a qual define um nome de domínio padrão que o IOS Cisco utilizará para completar nomes de host não qualificados (nomes sem um domínio), sendo também necessário para habilitar a criação de chave rsa, que por sua vez permite a configuração do acesso ssh.
Enter configuration commands, one per line. End with CNTL/Z.
switch(config)# hostname filial01_sw111filial01_sw111(config)#
filial01_sw111(config)# no hostname
switch(config)#
switch# crypto key generate rsa
% Please define a domain-name first.
switch# ip domain-name inst.unipampa.edu.br
switch(config)#
3. ip name-server: name-server é a palavra chave utilizada pelo comando ip para definir o servidor DNS do dispositivos, sendo permitidos até um máximo de seis endereços. Podem ser adicionados individualmente ou todos em uma mesma linha, mas no momento de verificar a configuração eles são exibidos um abaixo do outro.
4. ip domain-lookup: quando o domain-lookup está habilitado o equipamento tenta resolver qualquer texto que não seja comando para um IP, bloqueando o acesso por alguns segundos. Para desativar esta resolução basta negar o comando, executando no ip domain-lookup.
switch(config)# ip name-server 8.8.8.8 4.4.4.4
switch(config)# end
…………..
switch(config)# ip name-server 10.18.0.3
switch(config)# ip name-server 10.12.0.3
4. ip domain-lookup: quando o domain-lookup está habilitado o equipamento tenta resolver qualquer texto que não seja comando para um IP, bloqueando o acesso por alguns segundos. Para desativar esta resolução basta negar o comando, executando no ip domain-lookup.
switch(config)# no ip domain-lookup5. ntp: comando utilizado para definir o servidor a ser utilizado para sincronização de data e hora nos eventos onde seja necessário, podendo ser atribuído o endereço IP ou a url, desde que a resolução de nomes esteja configurada.
switch(config)# ntp server 10.18.0.3 prefer
6. clock: comando utilizado para definir o fuso horário com o parâmetro timezone e também o horário de verão, com o parâmetro summer-time;
switch# sh clock14:50:33.617 UTC Wed Aug 10 2016O summer-time foi criado com o nome BRV de forma recorrente (recurring), iniciando no terceiro (3) Domingo (Sun) de Outubro (Oct) as 00:00h (0:00) e terminando no terceiro (3) domingo (Sun) de Fevereiro (Fev) as 00:00h (0:00).
switch# conf t
switch(config)#clock timezone BR -3 0
switchconfig)#clock summer-time BRV recurring 3 Sun Oct 0:00 3 Sun Feb 0:00
7. snmp-server: comando utilizado em conjunto com outros parâmetros, para definir informações adicionais de monitoramento a serem repassadas.
switch(config)# snmp-server communit rede_empresa_abc RO8. Salvar alterações: os switches apresentam dois arquivos de configuração, o arquivo running-config, onde são armazenadas as configurações em execução, e o arquivo startup-config, onde são armazenadas as configurações de inicialização.
switch(config)# snmp-server location Predio 3 – Piso 2
switch(config)# snmp-server contact ti@empresaabc.com.br
Quaisquer modificações realizadas são salvas no running-config e podem ser perdidas se não forem salvas, pois ao reiniciar um switch, o mesmo carrega as informações existentes no startup-config.
Os comandos abaixo permitem que as informações sejam salvas no arquivo de inicialização, com a diferença de que o segundo comando, embora mais sucinto, não exige confirmação.
switch#copy running-config startup-configO caminho contrário também pode ser realizado, copiando as configurações do arquivo de inicialização, para o arquivo em execução, restaurando assim as configurações originais da inicialização e removendo quaisquer configurações realizadas e não salvas, ressaltando que as configurações entram em funcionamento no ato da execução do comando.
Destination filename [startup-config]?
Building configuration...
[OK]
switch#wr
Building configuration...
[OK]
switch#
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar!
Colaborações, criticas, sugestões, dúvidas, todos os comentários são bem vindos!