28/02/2018

Sistema operacional dos dispositivos de rede

     O Sistema Operacional em roteadores residenciais é geralmente chamado de firmware, nomenclatura também utilizada para SOs de rede ou IOS (Internetworking Operating System), cuja finalidade é fornecer uma interface para execução de comandos e administração de equipamentos, sendo que seus detalhes operacionais variam de acordo com o dispositivo.

Tipos de memória 

     Antes de entender o funcionamento do IOS, é importante relembrar os tipos de memória existentes para entender sua aplicação na arquitetura do IOS.
  • ROM: read-only memory é um tipo somente leitura que após gravada não pode ser alterada. Geralmente vem integradas aos circuitos eletrônicos.
  • Flash: é uma memória não volátil, ou seja, que não perde seus dados quando o equipamento é desligada. Esse tipo de memória que pode ser eletricamente apagada e reprogramada com um programa específico.
  • NVRAM: Non-Volatile Random Access Memory é um tipo de memória que não perde seus dados mesmo sem a alimentação de energia e pode ser mais facilmente reescrita que a memória flash, mas também possui uma menor capacidade de armazenamento em geral.
  • DRAM: Dynamic random-access memory é uma memória volátil de alto desempenho e acesso rápido, podendo ser encontrada com diversas capacidades.

Inicialização do dispositivo

     A figura a seguir demonstra uma arquitetura genéria do sistema operacional de um dispositivo de rede.
     De forma genérica, o funcionamento de um dispositivo de rede se incia com o carregamento do conteúdo armazenado na memória ROM, um conjunto de ferramentas de inicialização chamado de bootstrap, composto pelo bootloader (inicializador), o POST que realiza um diagnostico inicial do hardware e uma versão minimalista do sistema.
     Na sequência, a imagem comprimida do IOS que está armazenada na memória Flash, é carregada na memória DRAM para execução do sistema. Juntamente com a inicialização do sistema, o arquivo de configuração do equipamento, chamado de startup-config em alguns dispositivos, é copiado da NVRAM para a DRAM, onde é armazenado como arquivo de execução ou running-config.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar!
Colaborações, criticas, sugestões, dúvidas, todos os comentários são bem vindos!