A área de TI - Tecnologia da Informação, é classificada como uma Ciência Exata, no entanto, eu a considero como uma Ciência Oculta, onde tudo acontece sem que nenhum usuário tenha sequer tocado em um dispositivo de entrada. Assim, acredito que a "Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona, e Prática é quando tudo funciona e nada se sabe!"
08/11/2011
Corrigindo erros de chave pública no Debian (GPG)
Por este motivo, o APT, algumas vezes, dá um errinho de chave pública não autenticada, e isso normalmente ocorre quando você não está usando no seu sources.list (/etc/apt/sources.list) um repositório oficial Debian.
Após um apt-get update era exibido o seguinte erro:
Lendo listas de pacotes... Pronto
W: Erro GPG: http://ftp.br.debian.org squeeze Release: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY 07DC563D1F41B907
Para resolver o problema, basta instalar o pacote "debian-keyring" com o comando:
# apt-get install debian-keyring
E, depois, utilizar o comando:
# gpg --keyring /usr/share/keyrings/debian-keyring.gpg -a --export 07DC563D1F41B907 | apt-key add -
Pronto, problema resolvido.
Lembre-se de colocar depois do export o número da chave que dá erro no seu apt-get update.
Para mais informações sobre o GPG, tem uma explicação bem simples aqui:
Este post foi um COPY PASTE de http://www.vivaolinux.com.br/dica/Corrigindo-erros-de-chave-publica-no-Debian-%28GPG%29
25/10/2011
HTTP Pipelining para Chrome 17
Com a utilização do HTTP Pipelining, menos pacotes TCP precisam ser enviados, reduzindo assim a carga da rede. Nesse contexto, os navegadores têm diferentes níveis de recursos com esta funcionalidade, como por exemplo, o Opera, que tornou-se totalmente funcional a partir deste recurso; já o Firefox,
26/09/2011
Lilith: Script Feito em Perl para Auditoria de Aplicações Web
O script apresenta algumas features desse script, como a eliminação de alguns falsos positivos.
Veja a matéria completa.
14/09/2011
Faça você mesmo? Robô aéreo teleguiado para invadir redes sem fio
SkyNET é o nome deste curiosíssimo projeto que, ao custo de US$ 600, oferece uma plataforma aérea teleguiada via GPS e 3G descrita como capaz de apoiar a tarefa de identificar redes WiFi insuficientemente protegidas, conectar-se a elas, procurar por computadores vulneráveis dentro delas e invadi-los, integrando-os a botnets, permitindo seu uso subsequente para envio de spam, para ataques do tipo DDoS e para outros propósitos que não são do interesse de seus donos.
E como este ataque hipotético nasce de uma conexão *interna* da rede WiFi e pode ser comandado e controlado por visitas subsequentes da estação voadora controlada à distância, a ideia é que os passos usuais do início de uma busca a partir de acessos via Internet teriam mais dificuldade em encontrar o atacante – mais ou menos como nos casos em que o atacante leva um notebook até a frente das instalações da vítima, mas potencialmente mais difícil de identificar ou restringir fisicamente, especialmente em incursões noturnas.
E o mais curioso é que a parte essencial da infraestrutura é um brinquedo: o computador rodando Linux, com interfaces WiFi, 3G e GPS é montado em um AR.Drone, bem similar ao que o Alessandro “Cabelo” Faria costuma usar em suas experiências e relatar por aqui – os vizinhos dele que se cuidem! ツ (via news.cnet.com – “DIY flying robo hacker threatens wireless networks”)
Matéria completa:
13/09/2011
Problemas com acesso indevido a Linux Foundation:
Os servidores da Fundação Linux, linuxfoundation.org e linux.com, e serviços associados, como Open Printing, Linux Mark e Foundation (eventos), estão todos offline
12/09/2011
Mozilla Convida CAs para Realizar Auditorias de Segurança
Wilson também está pedindo-lhes para criar listas de bloqueio para domínios importantes, como google.com e facebook.com. Os CAs devem efetuar os controles manuais antes de emitir certificados para tais domínios de alto perfil. Além disso, é solicitado a estes que divulguem o processo de verificação usado em tais
09/09/2011
História do Linux
06/09/2011
T50: Ferramenta livre para stress de redes
Enviado por Fernando A. Damião (meΘfadamiao·com):
Trata-se de uma ferramenta de linha comando, feita para rodar em ambientes UNIX-like somente, para testes de stress em redes TCP/IP. Com o T50 é possível estressar um host, seja este um ativo de rede ou uma máquina, de modo que milhares de pacotes de diferentes protocolos podem ser disparados simultaneamente, testando assim a eficiência do tratamento de pacotes válidos do alvo.
O T50 tem hoje suporte a 15 protocolos. São eles: ICMP, IGMPv1, IGMPv3, TCP, EGP, UDP, RIPv1, RIPv2, DCCP, RSVP, GRE, IPSec, EIGRP, OSPF e o protocolo batizado com o nome da ferramenta, T50, que consiste em usar todos os protocolos suportados na rajada de pacotes.
Todos estão convidados a testar e colaborar com os desenvolvedores, que mantém uma lista de discussão, onde discutem as ações do projeto. Mais informações, downloads e alguma documentação podem ser encontrados no site do projeto no SourceForge.” [referência: t50.sf.net]
01/09/2011
Apache HTTP Server 2.2.20 Corrige Vulnerabilidade DoS
Segundo a consultoria de segurança, Apache HTTP Server em seus ramos 1.3.x e 2.xx até 2.2.19 são afetados; dessa forma, a atualização 2.2.20 corrige a falha, e os desenvolvedores solicitam que todos os usuários atualizem para a versão mais recente.
31/08/2011
Workshop Online Gratuito
Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):
Para se cadastrar, envie email com seu nome para workshop@linuxsolutions.com.br.” [referência: escolalinux.com.br]
WPAD - configuração automática de proxy na rede
O WPAD (Web Proxy Autodiscovery Protocol) é uma das maneiras de manter configurações de proxy na sua rede local que se aplicam por default aos usuários, sem precisar configurar individualmente cada navegador. Ele tem seus truques e detalhes, mas o LinuxJournal publicou um resumo em 30 linhas que pode dar a orientação inicial a quem deseja se livrar dos problemas da configuração individual e trocá-los or outros mais avançados ;-) (via linuxjournal.com)
15/04/2011
Editor de texto Vim
13/04/2011
Solucionando o erro na exportação SQL do phppgadmin
Após várias tentativa e buscas encontrei exatamente alguém que teve o mesmo problema que eu, e segue abaixo o link da solução do problema. Mas como eu fico p da vida com essa situação de postar o link e depois não achar mais a solução original do problema, vai também uma cópia do trecho que resolve o problema.
Cópia do trecho que resolve o provlema:
1. Acessar o diretório de instalação do phpPgAdmin
2. Editar o arquivo “dbexport.php”
3. Para corrigir é necessário apenas alterar as linhas 104
if ($_REQUEST['d_format'] == 'sql') $cmd .= ' -d';
para
if ($_REQUEST['d_format'] == 'sql') $cmd .= ' --inserts';
e a linha 112
if ($_REQUEST['sd_format'] == 'sql') $cmd .= ' -d';
para
if ($_REQUEST['sd_format'] == 'sql') $cmd .= ' --inserts';
4. Restarte o apache e pronto
Link para postagem original
http://dannnylo.wordpress.com/
31/03/2011
A hipocrisia da lei para preservação ambiental
Pois é. Estou pensando em mudar para viver ai na cidade que nem vocês. Não que seja ruim o sítio, aqui é bom. Muito mato, passarinho, ar puro... Só que acho que estou estragando muito a tua vida e a de teus amigos ai da cidade. To vendo todo mundo falar que nós da agricultura familiar estamos destruindo o meio ambiente. Veja só. O sítio de pai, que agora é meu (não te contei, ele morreu e tive que parar de estudar) fica só a uma hora de distância da cidade. Todos os matutos daqui já têm luz em casa, mas eu continuo sem ter porque não se pode fincar os postes por dentro uma tal de APPA que criaram aqui na vizinhança. Minha água é de um poço que meu avô cavou há muitos anos, uma maravilha, mas um homem do governo veio aqui e falou que tenho que fazer uma outorga da água e pagar uma taxa de uso, porque a água vai se acabar. Se ele falou deve ser verdade, né Luis? |
Essas pessoas ainda foram ver o quarto de Juca, e disseram que o beliche tava 2 cm menor do que devia. Nossa! Eu não sei como encumpridar uma cama, só comprando outra né Luis? O candeeiro eles disseram que não podia acender no quarto, que tem que ser luz elétrica, que eu tenho que ter um gerador pra ter luz boa no quarto do Juca.
Disseram ainda que a comida que a gente fazia e comia juntos tinha que fazer parte do salário dele. Bom Luis, tive que pedir ao Juca pra voltar pra casa, desempregado, mas muito bem protegido pelos sindicatos, pelo fiscais e pelas leis. Mas eu acho que não deu muito certo. Semana passada me disseram que ele foi preso na cidade porque botou um chocolate no bolso no supermercado. Levaram ele pra delegacia, bateram nele e não apareceu nem sindicato nem fiscal do trabalho para acudi-lo.
Depois que o Juca saiu eu e Marina (lembra dela, né? casei) tiramos o leite às 5 e meia, ai eu levo o leite de carroça até a beira da estrada onde o carro da cooperativa pega todo dia, isso se não chover. Se chover, perco o leite e dou aos porcos, ou melhor, eu dava, hoje eu jogo fora.
Os porcos eu não tenho mais, pois veio outro homem e disse que a distância do chiqueiro para o riacho não podia ser só 20 metros. Disse que eu tinha que derrubar tudo e só fazer chiqueiro depois dos 30 metros de distância do rio, e ainda tinha que fazer umas coisas pra proteger o rio, um tal de digestor. Achei que ele tava certo e disse que ia fazer, mas só que eu sozinho ia demorar uns trinta dia pra fazer, mesmo assim ele ainda me multou, e pra poder pagar eu tive que vender os porcos as madeiras e as telhas do chiqueiro, fiquei só com as vacas. O promotor disse que desta vez, por esse crime, ele não ai mandar me prender, mas me obrigou a dar 6 cestas básicas pro orfanato da cidade. Ô Luis, ai quando vocês sujam o rio também pagam multa grande né?
Agora pela água do meu poço eu até posso pagar, mas tô preocupado com a água do rio. Aqui agora o rio todo deve ser como o rio da capital, todo protegido, com mata ciliar dos dois lados. As vacas agora não podem chegar no rio pra não sujar, nem fazer erosão. Tudo vai ficar limpinho como os rios ai da cidade. A pocilga já acabou, as vacas não podem chegar perto. Só que alguma coisa tá errada, quando vou na capital nem vejo mata ciliar, nem rio limpo. Só vejo água fedida e lixo boiando pra todo lado.
Mas não é o povo da cidade que suja o rio, né Luis? Quem será? Aqui no mato agora quem sujar tem multa grande, e dá até prisão. Cortar árvore então, Nossa Senhora!. Tinha uma árvore grande ao lado de casa que murchou e tava morrendo, então resolvi derrubá-la para aproveitar a madeira antes dela cair por cima da casa.
Fui no escritório daqui pedir autorização, como não tinha ninguém, fui no Ibama da capital, preenchi uns papéis e voltei para esperar o fiscal vim fazer um laudo, para ver se depois podia autorizar. Passaram 8 meses e ninguém apareceu pra fazer o tal laudo ai eu vi que o pau ia cair em cima da casa e derrubei. Pronto! No outro dia chegou o fiscal e me multou. Já recebi uma intimação do
Promotor porque virei criminoso reincidente. Primeiro foi os porcos, e agora foi o pau. Acho que desta vez vou ficar preso.
Tô preocupado Luis, pois no rádio deu que a nova lei vai dá multa de 500 a 20 mil reais por hectare e por dia. Calculei que se eu for multado eu perco o sítio numa semana. Então é melhor vender, e ir morar onde todo mundo cuida da ecologia. Vou para a cidade, ai tem luz, carro, comida, rio limpo. Olha, não quero fazer nada errado, só falei dessas coisas porque tenho certeza que a lei é pra todos.
Eu vou morar ai com vocês, Luis. Mais fique tranqüilo, vou usar o dinheiro da venda do sítio primeiro pra comprar essa tal de geladeira. Aqui no sitio eu tenho que pegar tudo na roça. Primeiro a gente planta, cultiva, limpa e só depois colhe pra levar pra casa. Ai é bom que vocês e só abrir a geladeira que tem tudo. Nem dá trabalho, nem planta, nem cuida de galinha, nem porco, nem vaca é só abri a geladeira que a comida tá lá, prontinha, fresquinha, sem precisá de nós, os criminosos aqui da roça.
Até mais Luis.
Ah, desculpe Luis, não pude mandar a carta com papel reciclado pois não existe por aqui, mas me aguarde até eu vender o sítio.
28/01/2011
Servidor JSP ou PHP
Por que existem tamtas hospedagens para páginas php e quase nenhuma para páginas em jsp? São vários os motivos e alguns eu listo abaixo:
- Para manter o mesmo desempenho é necessário hospedar menos sites em um servidor jsp do que em um servidor php, o que faz com que:
- o lucro seja menor em caso de um custo equivalente
- o custo seja maior para compensar o menor número de páginas hospedadas
- Muitos não sabem ou não tem capacidade para instalar um servidor tomcat e assim levantam 1001 justificativas furadas como:
- java é inseguro: qualquer linguagem ou servidor é se mal configurado
- java é pesado: pode até ser, e mais ainda se socados 100 dominios em um servidor que está estruturapo para 20, so para aumentar o lucro
- Pior que isso, são justificativas que não possuem argumento, tais como:
- java não presta: por que?
- java é uma porcaria: é mesmo, por que?
Bom essas são algumas dentre muitas outras ignorâncias que as empresas de hospedagem alegam. Não estou defendendo o java, até por que desenvolvo em tanto em java quanto em php sinceramente gosto mais de php, mas não aguento ouvir bobagens com argumentos.
Seria então muito mais digno uma empresa ou quem quer que seja diser que não trabalha com java por que não sabe ou não tem competência para tal do invertar bobagens.
Grato pela atenção, embora eu sainba que ninguem vai ler. :)